• Barreiro / Lavradio
  • 212 076 872 / 210 516 248

ATENDIMENTO: Segunda - Sexta ( 9.00 - 12.30 / 14.00 - 17.00 )

VIVER A FREGUESIA

A NOSSA VISÃO

MOVIMENTO ASSOCIATIVO "A NOSSA VISÃO"

A União das Freguesias de Barreiro e Lavradio encara o movimento associativo como um parceiro imprescindível para levar à prática um conjunto de atividades que visam, em última instância, contribuir para uma melhor qualidade de vida da comunidade desta freguesia.

Como tal, é necessário potenciar a cooperação entre esta autarquia e as diferentes coletividades e associações que atuam no território da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, aproveitando o respetivo potencial e sendo uma alavanca para que assumam um papel ativo na comunidade.

É estratégico reforçar e dinamizar o associativismo na nossa freguesia, com base em algumas premissas:

- Promover uma cooperação regular entre a União das Freguesias de Barreiro e Lavradio e o Movimento Associativo, em todos os domínios de interesse para o desenvolvimento do território e em prol da população, privilegiando a celebração de protocolos de colaboração;

- Regulamentar e quantificar os apoios ao associativismo;

- Contribuir para melhorar a qualificação do associativismo, de forma a, reforçar o seu papel ativo da comunidade;

- Dinamizar, preservar e divulgar a atividade do movimento associativo, tendo em conta uma melhor utilização dos espaços existentes.
Image
Image
O apoio a estas organizações é, deste modo, uma das prioridades do atual executivo, uma vez que são estas a expressão máxima do dinamismo da população que se dedicam e se disponibilizam em prol da causa pública através das suas iniciativas de natureza social, cultural, desportiva, recreativa ou outra.

Contudo, dada a multiplicidade de pedidos de apoio que nos são solicitados, considerando os princípios da legalidade, transparência e equitatividade e de modo a garantir um maior controlo na atribuição de apoios a entidades que se proponham a concretizar programas, projectos ou atividades que prossigam o interesse local, consideramos necessário criar um Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo, a disponibilizar muito em breve.

Com a implementação deste Regulamento, pretendemos criar uma metodologia e definir um conjunto de procedimentos que permitam fundamentar o tipo de apoio ou comparticipação a conceder a cada organização, que passará, também, pela apresentação dos respetivos planos e relatórios de atividades.


A boa utilização dos recursos disponíveis por parte do movimento associativo seja para nós prioritário. Juntos continuaremos a ter uma freguesia não apenas com História mas também em franco desenvolvimento.

Reportar Problemas

Encontrou um buraco, problemas de lixo ou outros, envie-nos essa informação. REPORTAR AQUI