Heráldica
ORDENAÇÃO HERÁLDICA DO BRASÃO E BANDEIRA
Brasão:
Escudo de prata, moinho de maré de negro, aberto, iluminado e realçado de ouro, firmado numa faixa ondulada de azul; em chefe, cruz da ordem de Santiago, de vermelho. Coroa moral de prata de três torres, Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas: "FREGUESIA DO BARREIRO".
Simbologia:
- O moinho de maré - Utilizados para moer cereais, aproveitando a força das marés. Existem na Freguesia, ainda, alguns exemplares, que tiveram no Barreiro grande importância a partir do final da Idade Média.
- A cruz da Ordem de Santiago - A Freguesia / Paróquia do Barreiro foi criada por D. João II na sua qualidade de administrador perpétuo da Ordem de Cavalaria do Mestre Santiago.
Bandeira:
De vermelho, cordões e borlas de prata e vermelho, haste e lança de ouro. (publicado em Diário da República, III Série de 10/08/1998).
ORDENAÇÃO HERÁLDICA DO BRASÃO E BANDEIRA
Brasão:
Escudo de prata, com um arado de negro realçado do campo; em chefe, uma cruz da Ordem de Santiago de vermelho, acompanhada de dois cachos de uva púrpura, folhados de verde; em ponta, três faixas onduladas de azul e prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda em maiúsculas a negro: "FREGUESIA DO LAVRADIO".
Simbologia:
- A cruz da Ordem de Santiago - A Freguesia pertenceu ao padroado da Ordem, que o Rei D. Pedro II concedeu a D. Luís de Mendonça Furtado.
- Os cachos de uvas - Representam os vinhos do Lavradio, famosos até meados do século XX.
- As faixas onduladas de azul - Representam o rio Tejo.
- O arado - Peça falante, ou seja, traduz um nome ou conceito. É o arado que lavra a terra e entende-se por Lavradio, uma terra de lavra ou terra ladrável.
Bandeira:
Esquartelada de branco e púrpura. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro. (publicado em Diário da República, III Série de 12/10/1991).